domingo, 29 de novembro de 2009

Como ocupar um espaço?

Olá,

Parece que as atividades, ou a movimentação da JAMBRO está de volta.

As conversas estão rolando com maior frequência nesse mês, e dezembro será bom nesse sentido também. Os moradores estão mais presentes e com idéias mais "objetivas".

Em encontro com essa movimentação está rolando o trabalho do pessoal do Beco da Arte lá na Casa Contemporanea.

O trabalho que o pessoal está fazendo tem o título desse post: Como ocupar um espaço?
A forma que isso se dá é o "morar".

Ontem eu Beba fui lá conversar com o pessoal e acabei ficando até de noite na companhia dos integrantes.

Representando a JAMBRO tentei comentar algumas idéias, estratégias e dificuldades que temos por aqui.

É dificil para nós, e talvez para o Beco, dizer com exatidão o que pretendemos. O que sinto é que talvez exista uma vontade, por hora, de promover o deslocamento, troca de idéias e produção de trabalhos, de um centro produtor hegemônico. Ou seja, há um circuito central, com regras já estabelecidas pelo tempo que é o responsável pela instauração de conceitos/tendências/regras etc. Nós tentamos criar algo a partir desse, buscando assim tensionar esse. Dialético.

Instaurar e existir, de maneira coerente para nós, nossas vontades e ideais.

Posso estar equivocado, ou não sendo claro, mas sinto nesses encontros e conversas o quanto temos mais em comum do que de diferente. O diferente parece residir na individualidade/pessoalidade de cada: a maneira de cada um ser e fazer. O que é muito bom. Nos dá diferença e mostra outros pontos de vista que nos fazem crescer.

Vimos que a dificuldade de estabelecer encontros é uma constante, e que os grupos que estão com idéias semelhantes estão distantes entre si. O que digo que é bom acima, a individualidade, nesse ponto nos atrapalha para constuirmos uma rede coletiva. Cada um tem uma agenda própria que torna dificil o encontro.

Foi dicutido também sobre a dificuldade financeira para se manter um projeto, e como isso está ligado à já citada agenda pessoal.

Aqui na JAMBRO todos temos uma outra fonte de renda paralela ao projeto para mantermos os compromissos em dia. Então muitas vezes os projetos sofrem para ter uma continuidade. Em menor número que os integrantes do Beco, quando um integrante não está presente sentimos grande dificuldade quanto a isso.

Acho que levantei alguns aspectos do que foi discutido de forma resumida, com intuíto apenas de clarificar o que foi conversado.

O post está ficando muito grande então finalizo com uma pergunta que pode ser pensada e debatida no próximo encontro:

-O "morar" estabelece uma relação mais intima entre as pessoas, evidencia as diferenças mas mantém um elo de ligação entre os moradores pelo espaço. Como implementar esse sentimento, que é também de uma família, numa esfera maior que é a cidade?

até.
Beba

Nenhum comentário:

Postar um comentário